Skip to content
Bem-vindo ao Macau Esporte Clube
EnglishPortugueseSpanish

//Apresentação

11 jogadores de cada lado, em um campo de grama. 2 traves, 2 goleiros, uma bola, ganha quem fizer mais gols. Parece familiar?

O hóquei sobre grama tem esses aspectos parecidos com o futebol. Porém, ao invés dos pés, são usados tacos. Não vale jogar com o pé, nem outra parte do corpo.

É importante não confundir o hóquei sobre grama com o hóquei no gelo, praticado com patins e um “puck” no lugar da bola, em uma quadra fechada.

Sobre hóquei 1

Ao contrário do hóquei sobre o gelo, o hóquei sobre grama não é um esporte com tanto contato, afinal, não é válido empurrar, obstruir, dar carrinho, nem erguer o taco ou levantar a bolinha. Os jogadores utilizam caneleiras e protetores bucais, já o goleiro usa um equipamento que protege todo o corpo.

Outro diferencial é que no hóquei sobre grama não há as famosas “brigas” do hóquei sobre gelo.

Você sabia que o hóquei sobre grama é um esporte olímpico? Pois é, desde 1928 a modalidade faz parte do cronograma olímpico, sendo um dos esportes mais tradicionais do mundo.

O jogo foi “criado” pelos ingleses em finais do século XIX (embora a tradição remonte a sua origem à Pérsia de há alguns milênios). Por isso o esporte logo se popularizou nas colônias britânicas, em meados do século XX, mesmo sendo proibido por interferir no treinamento dos arqueiros, responsáveis pela defesa nacional. De fato, Índia e Paquistão foram, até os anos 70 do século passado, as grandes potências do hóquei (no campo, para os portugueses; na grama, para os brasileiros). Mas hoje o esporte é popular nos cinco continentes e se considerarmos que ele é também é um esporte feminino, encontram-se algumas nações que se sobressaem: Países Baixos, Austrália, Argentina, China e Alemanha.

Presente em todas as olimpíadas desde 1908, o hóquei sobre grama é uma modalidade olímpica obrigatória. E isso não aconteceu por acaso, pois o hóquei tem fortes raízes populares, sendo hoje o sétimo esporte mais praticado no mundo. Só na Argentina são mais de 120.000 jogadores filiados, Índia e Paquistão contam com milhões de jogadores.

Assim como o futebol, o hóquei é um esporte praticado em uma área grande, são quase 5.500 m² de campo de jogo. Isso torna o hóquei um esporte bastante participativo, onde valores como: trabalho em equipe, organização e disciplina são sempre valorizadas.

O Hóquei sobre grama teve suas regras oficializadas na Inglaterra em 1863 e se espalhou rapidamente entre as colônias britânicas, encontrando especial receptividade na Índia e no Paquistão (onde é o esporte nacional). Estes países permanecem como potências do esporte até hoje, mas a partir da década de 80, com o advento dos campos de grama sintética, o hóquei tomou impulso em todo o mundo, com destaque para a Europa (Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Espanha, Itália, Polônia, Suíça e todo o Reino Unido), Ásia (Coréia, Japão, China e Malásia), África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

O Brasil já está se destacando no cenário internacional, participando dos campeonatos promovidos pela PAHF (Federação de Hóquei Pan-americana) e FIH (Federação Internacional de Hóquei), estando em 32º no ranking internacional.

Sobre hóquei 3

Histórico
O hóquei sobre a grama é um esporte presente nas Olimpíadas de Verão. O jogo foi ‘criado’ pelos ingleses em finais do século XIX. Até os anos 70, Índia e Paquistão foram as grandes potências da modalidade. Atualmente, o hóquei já se popularizou no mundo, não só como um esporte masculino, mas também, feminino.

Sobre hóquei 4

O hóquei sobre a grama estreou nos Jogos Olímpicos em Londres-1908, naquela época como um esporte de exibição disputado apenas por homens. Só em Amsterdã-1928 que a modalidade passou a contar com um quadro oficial de medalhas. A presença feminina nas competições passou a ocorrer nos jogos de 1980, em Moscou. Nos EUA e Argentina, por exemplo, o número de mulheres praticantes do hóquei superou ao dos homens.

Sobre hóquei 5

No Brasil, somente na década de 80 os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte, o Brasil passou a participar regularmente de torneios continentais como o Caribbean International Hockey Tournament (VEN), o Torneio de La Plata (ARG) e o Torneo Internacional Mercosur (URU).

Fonte: http://www.hoqueisobregrama.com.br/hoquei.php

© 2016 - Macau Hóquei Esporte Clube.
Logo Weber